sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Antecedentes da Semana de 22: Vanguardas Européias

Oi, pessoal!

Na próxima aula vamos entrar no Pré-Modernismo e falar um pouco sobre as Vanguardas européias. Por isso, resolvi montar um pequeno glossário para quem não tem familiaridade com História da Arte.
Para começar, esse link vai leva-los a uma pequena apresentação a respeito do que é arte, como ela se apresenta, quem é o artitsta, além de uma pequena relação de modalidades artísticas como pintura, escultura, etc. De modo bastante breve, a página oferece alguns conceitos iniciais que são valiosos.


Agora, vamos dar um pulo nas Vanguardas Européias tiveram influência decisiva na consolidação do Modernismo brasileiro. Como nosso foco é a literatura que se fez no Brasil nesse período, é preciso ter em mente que esses movimentos artísticos europeus, esses "ismos" todos, tiveram grande peso em seu contexto de origem, pois significavam uma destruição de todas as concepções sobre arte consolidadas até aquele momento. Destruidoras? Sim, porque contestavam e desconstruiam todos os conceitos valorizados pela arte, que eram então, digamos, conservadores e acadêmicos, em outras palavras, eram institucionalizados, vistos como "o certo" em arte, o que tinha "bom gosto".


Para quebrar a noção de perspectiva, os Cubistas colocavam vários ângulos do mesmo objeto em suas pinturas; para levar o olhar de todos para o futuro, para a tecnologia, o Futurismo defendia que havia mais beleza num automóvel que numa famosa escultura grega antiga. Enfim, de alguma maneira, esses movimentos eram de vanguarda porque traziam em suas premissas inovações formais e temáticas que quebravam cânones, e essa foi sua contribuição à arte.

Essa contribuição, e é isso o que mais importa aqui, não ficou apenas nas artes plásticas, mas extravasou para a literatura, a fotografia, o cinema (essas últimas duas, então, caçulas das artes) , etc. Com esse ar de rebeldia e revolução, a consciência do modernismo trouxe uma cara nova ao que vinha sendo feito até então, e é essa sua grande importância não só na HIstória da Arte, mas na História em Geral, já que não podemos esquecer que arte é feita num contexto social e político, e dialoga com ele.

No site abaixo vocês vão encontrar uma linha do tempo na qual encontramos informações e imagens de todas essas correntes. No fim dessa linha, há uma outra, que fala sobre arte brasileira, que também será útil a vocês. Vamos lá:



História da Arte.com - Linha do tempo



É importante que leiamos os seguintes pontos:

Hist. da Arte Geral - Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Abstracionismo Geométrico, Abstracionismo Sensível e Surrealismo

Hist. da Arte Brasileira: Modernismo Brasileiro, Expressionismo



Claro que nunca é demais dar uma olhada em tudo, pois o site é bom e há muitas imagens interessantes.

Bom, vou ficando por aqui. Espero que esse apanhado geral ajude a situar as questões-chave do Modernismo e da Semana de 1922.

Lembrem-se que essa é a hora de lerem e se informarem sobre os mais variados assuntos, pois não apenas o Vestibular cobra isso, como em todos os momentos posteriores, já que quanto mais cultivamos nossa mente (não estou dizendo pra esquecer do corpo, hein), mais nos tornamos interessantes, úteis, informados e críticos - qualidades que nos destacam em meio a multidão.

Nos vemos em aula

Ana

Fonte:


MARTINS, Simone R.; IMBROISI, Margaret H. Maneirismo. Disponível em: http://www.historiadaarte.com.br/linhadotempo.html, s.d. Acesso em 30 dezembro 2005.

Resumo: Simbolismo

Simbolismo

Contexto Histórico
 - Negação do cientificismo e do racionalismo

Características
 - Espiritualismo, misticismo
 - Poesia da sugestão
 - Imagens vagas, imprecisas
 - Busca da realidade para além da aparência
 - Sinestesia - Mistura de sensações
 - Musicalidade: assonâncias e aliterações
 - Aproximação com a música

Simbolismo em Portugal
Camilo Pessanha - passagem do Tempo

Simboliamo no Brasil
 - Cruz e Sousa
      - O mais importante autor simbolista brasileiro
      - Recurso mais utilizado: musicalidade
      - Universalização da dor humana
      - Emparedado
      - Obsessão pela cor branca
      - Religiosidade
      - Dante Negro/Cisne Negro

Fonte: Material OSE-COC de ensino.

Resumo: Parnasianismo

Parnasianismo no Brasil

Contexto Histórico
 - Assimilação das teorias científico-filosóficas do século XIX
 - Brasil: maior valorização  social das atividades intelectuais

Características
 - Negação do sentimentalismo Romântico
 - Resgate da herança clássica
 - Racionalismo
 - Impessoalidade
 - Descritivismo
 - Orientalismo, exotismo
 - Visualismo
 - Perfeccionismo formal
 - Arte pela Arte

Autores
 - Alberto de Olivrira: parnasianosmo convencional
 - Raimundo Correia: pessimismo e melancolia romântico-simbolista
 - Olavo Bilac
     - Participação ativa em lutas políticas nacionalistas
     - "Príncipe dos Poetas Brasileiros"
     - Parnasiano na maior parte de sua produção
     - Poema-síntese de seu estilo: Profissão de fé
     - Temática sensual e erótica - afastamento do cânone parnasiano

Fonte: Material OSE-COC de ensino.

Resumo: Realismo/Naturalismo

Realismo/ Naturalismo

Contexto Histórico
 - Desenvolvimento científico e materialismo
 - Positivismo
 - Socialismo
 - Determinismo
 - Evolucionismo
 - Questão Coimbrã (Portugal - 1865)
 - Conferências do Cassino Lismoense (Purtugal)

Características
 - Naturalismo = corrente científica do Realismo
 - Tratamento mais fiel da realidade
 - Sexualidade
 - "Belo Horrível"
 - Homem Psicológico - Realismo
 - Homem biológico - Naturalismo
 - Forte teor crítico
 - Linguagem acessível e informativa

Realismo em Portugal
 - Antero de Quental - Poeta
    - 3 fases em sua produção
      1ª - Temática religiosa
      2ª - Fase realista
      3ª - Fase metafísica

 - Eça de Queiros
   - 1ª Fase: realismo incipiente
   - 2ª Fase: realismo-naturalismo
      Panorama de crítia social e cultural da vida portuguesa
   - 3ª Fase: lirismo

Realismo no Brasil
 - Machado de Assis
    2 fases em sua produção
     - Fase Romantica - diferenciada, com prenúncios da fase posterior
     - Fase Realista - inovação no conteúdo e na forma
    Recursos mais utilizados: digressão e metalinguagem
    Romances mais famosos:
      - Memórias Póstumas de Brás Cubas
      - Quincas Borba
      - Dom Casmurro
    Contos: seguem a linha dos romances em conteúdo e forma, na maior parte de sua produção

Memórias Póstumas de Brás Cubas
 - Defunto autor
 - Brás Cubas - Virgília - Lobo Neves
 - Capítulos curtos
 - Ironia
 - Digressão
Quincas Borba
 - Filósofo do Humanitismo - "Ao vencedor, as batatas"
 - Cão
 - Rubião - Sofia Palha - Cristiano Palha
 - Loucura
 - Solidão
Dom Casmurro
 - Bentinho - Capitu - Escobar
 - Adultério sob prespectiva viciada

Naturalismo no Brasil
 - Aluísio de Azevedo
    - Obra fortemente influenciada pelas teorias do final do século XIX - Determinosmo, Evolucionismo, Socialismo
   - Principais Obras
     O Cortiço - a mais conhecida
     O Mulato - obra que inaugurou o naturalismo no Brasil, em 1881
  - Representante máximo do Naturalismo na Literatura brasileira

 - Raul Pompéia
   Obra-prima: O Ateneu
    - Sérgio (personagem narrador): "alter-ego" do tradutor
    - Mistura de estilos na obra: Realismo, Naturalismo, Expressionismo, Impressionismo

 - Adolfo Caminha
   Influência de Eça de Queirós
   O Bom Crioulo - arte engajada
   Abordagem da temática homossexual
   - Amaro e Aleixo - dupla central

Fonte: Material OSE-COC de ensino.